Trabalhos



EM “JOÃO BATISTA MAULE”

GINCANA DA ÁGUA. EU APRENDO BRINCANDO!

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: 15/08 a 19/08

1)      Construção de um mascote de material reciclável

Todas as classes do ensino fundamental e da educação infantil fizeram um mascote de material reciclável. Inicialmente os alunos elaboraram um desenho que representasse o mascote e depois cada classe escolheu o modelo para a confecção coletiva. Todo esse trabalho foi precedido de atividades em classe envolvendo a reflexão sobre o tema.
O mascote da escola foi escolhido por meio de votação entre os funcionários, professores e equipe gestora. Foi eleita a “Tartaruga Joelma” do 2º ano da Profa. Fabiane Azenha.
A seguir texto coletivo elaborado pelos alunos sobre o mascote:
Tartaruga Joelma                                              
Ela é uma tartaruga marinha feita de garrafa Pet para ajudar a limpar o ambiente.
A Joelma gosta de comer algas, mas o mar anda meio sujo... E desse jeito ela pode comer lixo e morrer.
Não vamos jogar lixo no mar, para salvar todos os animais que vivem lá” . (Alunos 2º ano).




1)      Escrita de poesia


Poesia elaborada pelo 4º/5º ano da Profa. Elaine Dupré, após visita ao Ribeirão Claro, no trecho localizado na Usina Corumbataí

Ribeirão Claro

Este rio tão judiado
Hoje está sendo recuperado
Os animais estão voltando
E a nova mata ciliar está brotando.

Tartarugas, jabutis, cágados e quatis
Todos voltam habitar por aqui.
Também capivaras, patos, tucanos, peixes e javalis
Vivem felizes ali.

E a poluição aos poucos vai embora,
A água fica limpa agora
E todos voltam lá,
Porque o rio limpo está.


2)      Caixa coletora de pilhas, baterias

O 3º ano da Profa. Marta Zemmuner está realizando, desde o início do ano, o descarte consciente de lixo eletrônico. Os alunos confeccionaram uma caixa para que os mesmos fossem depositados e fizeram a sua divulgação/ conscientização entre os alunos e funcionários da escola. A professora realiza anualmente este trabalho com os alunos, pois acredita que somente com o recolhimento das pilhas e baterias haverá conscientização e aquisição do hábito de descartar esse material em local apropriado. Foto do trabalho desenvolvido em anexo.




1)      Coleta de óleo. Projeto “Olho vivo: água e óleo não se misturam”

A escola realiza desde 2009 esse Projeto que tem como objetivo conscientizar a população quanto à necessidade do descarte responsável do óleo. As famílias dos alunos coletam em garrafas pets o óleo que não será mais utilizado e enviam para a escola. Esse material é vendido e os recursos arrecadados são utilizados para a compra de brindes para o sorteio entre os próprios alunos que trouxeram o material. Esse sorteio é feito semanalmente. Em 2010 a escola arrecadou mais de 700 litros, sendo uma quantidade considerável para o porte da unidade educacional.


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EM “D. PEDRO I


Através do plantio de hortaliças, escola amplia o contato dos alunos ao meio ambiente e ensina as crianças a cuidar dos seres vivos e valorizar a ‘água “como recurso vital para o desenvolvimento das plantas.

PLANTIO DE HORTALIÇAS 



A escola Municipal “D. Pedro I” desenvolve um projeto com Horta há três anos, onde as crianças vivenciam situações desde o plantio das mudas em pequenos canteiros, a observação, o cuidado até a colheita, alimentam-se na escola e levam para casa.








As educadoras realizam um trabalho onde as crianças passam a internalizar conceitos e modificam hábitos alimentares em parceria com a família que deve ajudar este processo de educação alimentar. Além de implantar a educação ambiental de forma interdisciplinar, destacando o papel primordial do ser humano na preservação dos seres vivos e conseqüentemente do nosso planeta.







      Este projeto oferece as crianças viverem essas situações com aulas práticas de culinária, higienização e a importância da água desde o plantio até a preparação dos alimentos, realizadas no ambiente escolar com participação direta das crianças.






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PROJETO SOL NASCENTE




Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que 
menos se suja.

                                                                                               Chico Xavier

Os alunos do Projeto Sol Nascente continuamente desenvolvem atividades de conscientização sobre a importância e necessidade de cuidado e preservação do Meio Ambiente, e tais atividades têm sido intensificadas com a proximidade da Semana da Água, pelas monitoras Ana Maria e Queila.
Deste modo, além de diversas reflexões sobre o tema através de conversas e discussões, é realizada, por exemplo, a campanha de arrecadação de óleo de fritura usado, afim de que este seja corretamente descartado, assunto acerca do qual os alunos assistiram uma significativa palestra.
Além disso, todos puderam se expressar através de desenhos, de produção de texto, bem como atentar, de modo bem divertido,  para a importância da reciclagem, através da confecção de brinquedos  com garrafas pet, e da criação um alegre mascote, o qual denominaram Robotreco.







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E.M. DIVA MARQUES GOUVÊA 

A  E.M. Diva Marques Gouvêa inicia a Gincana Colaborativa da Semana da Água com o lançamento de uma Agenda Ecológica, na qual toda Comunidade Escolar é convidada a refletir sobre o tema em questão e também a participar da campanha “O QUE PODEMOS FAZER PELO MEIO AMBIENTE?”


clique na imagem para ampliar



Além da Agenda Ecológica, alunos e professores dos quartos anos e quinto ano do período da tarde confeccionaram a mascote, uma boneca feita de material reciclável e que será a representante de nossa escola.
Os terceiros, quartos e quinto anos elaboraram possíveis nomes para a mascote, que compuseram as cédulas para que os alunos dos primeiros e segundos anos pudessem votar. O nome escolhido para a nossa mascote foi RECICLÉIA.
Recicléia tem beleza, personalidade e estética ecológica!









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ESCOLA MUNICIPAL “PROF. DENNIZARD FRANÇA MACHADO” - BATOVI

As atividades da Semana da Água foram distribuídas (cronograma anexo) entre todas as etapas do Ensino Fundamental e Educação Infantil da escola.

Os alunos do Projeto Presença Esperança arrecadaram materiais recicláveis e confeccionaram brinquedos e o MASCOTE DA SEMANA DA ÁGUA.











Os alunos do Primeiro Ano da professora Eliana Garcia pesquisaram sobre a Dengue e realizaram um trabalho de conscientização sobre as formas de se evitar a criação e a proliferação do mosquito que transmite a doença. Por estarmos em um bairro pequeno, as crianças visitaram todas as casas e os dois estabelecimentos comercias existentes entregando panfletos e explicando as medidas que devemos tomar para evitar a propagação da Dengue.












No dia 27 de agosto, a classe da professora Rochele Mesquita (4º/5º ano) realizou o plantio de 12 mudas de amoreiras no entorno do rio Corumbataí que passa bem próximo a escola. 









As crianças do Infantil II-professora Maria Cristina Avelar - apresentaram uma coreografia com a música “Economizar Água” da Turma da Mônica.









Os alunos do 3º ano – professora Aline A. Hebling criaram uma paródia em cima da música “Borboletinha”:


Nossa turminha,
Tão bonitinha
Veio falar da água
De todas as casinhas.

Os seus dentinhos
Tem que escovar,
Feche bem a torneirinha,
Para não desperdiçar.

E quando tomar banho
Vá depressinha,
A água já é pouca
Mas é todo mundo.

Poti  poti,
A água é boa
Temos que aproveitar
Não gaste à toa. 





A paródia está sendo cantada pelos alunos do Infantil I da Professora Rosângela

Conforme cronograma anexo, ainda faltam algumas atividades a serem concluídas.  O projeto é trabalhoso, mas vale a pena, pois sabemos que essas experiências concretizam a real aprendizagem significativa para os alunos que participam delas.






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ESCOLA MUNICIPAL “MONSENHOR MARTINS” 


NOSSO MASCOTE- LÉLLIO





Para a comemoração da semana da água, nós da E.M. Monsenhor Martins iniciamos um trabalho coletivo desde o mês de março ( mês em que se comemora  no dia 22 o dia Mundial da Água).
Confeccionamos maquetes, fizemos poemas, poesias, visitas  ao D.AA.E, ao Ribeirão Claro e assistimos documentários sobre a mesma.
Dando continuidade ao assunto o qual já é parte dos conteúdos elencados no planejamento escolar, e em parceria com os alunos dos 4ºs anos, foi construído um mascote “O Polvo” conhecido agora por Léllio.
Pois sendo o maior invertebrado e molusculo aquático, contendo  08 tentáculos e possuindo uma visão colorida, passou a ser nosso representante para a comemoração desta semana.
Seu significado?
Por ser um habitante dos mares nos fez refletir sobre o quanto esta imensidão ainda tão desconhecida pelo homem poderá num futuro bem próximo representar a fonte mais rica e importante para a extração de alimentos garantindo assim a continuidade da vida em nosso planeta azul

E também por ser ele possuidor de oito tentáculos nos faz refletir sobre os pilares de sustentação da educação sendo eles aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver junto e com o outro, aprender a ser, possibilitando também novos olhares e ampliando sempre novos horizontes, como os da pluralidade, liberdade, diversidade e alteridade.





Abaixo algumas fotos do nosso trabalho.






















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ESCOLA MUNICIPAL “BENJAMIN FERREIRA” 


EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Tema: lixo

Justificativa





A Lei no 4026 de 26 de fevereiro de 2010 institui a Educacao Ambiental na politica Municipal para a rede municipal de ensino de Rio Claro. Em seus artigos normatiza a elaboracao de projetos educativos de maneira integrada com as areas do conhecimento prevendo nao so os conteudos teoricos em sala de aula, mas tambem programas de atividades em que a crianca possa estar em contato direto com a natureza e os problemas ambientais. Sabemos que a populacao do planeta Terra cresceu descontroladamente de maneira desordenada trazendo problemas ambientais a nivel global com o aumento da quantidade de lixo nas cidades expondo os seres humanos e o meio ambiente a produtos toxicos. (FREIRE, 2010). Esse problema, que para nos e um dos principais nesses ultimos tempos requer medidas a serem tomadas dentro das escolas educando e conscientizando a populacao, principalmente as criancas pequenas, para que deixemos o campo teorico e comecemos a entender a responsabilidade de cada um com relacao ao lixo produzido. Diante do exposto consideramos a importancia de dentro do espaco escolar ¡V espaco ideal para educar para a cidadania ¡V conscientizar desde bem pequeno para a necessidade de reduzir, reutilizar e reciclar o lixo que e resultante do consumismo. Pois entendemos que as criancas na faixa etaria da Educacao Infantil necessitam vivenciar acoes concretas para construirem valores eticos de respeito ao outro, a si mesmo e ao meio em que vive. E mudancas de habitos e atitudes. Acoes essas que tem por finalidade oportunizar situacoes em que a crianca construa o principio da sustentabilidade, da preservacao, permitindo com que a relacao entre os seres humanos e o meio ambiente possibilite escolhas de preservacao da vida eliminando os danos causados pelo lixo produzido pelos seres humanos a natureza.
Muitos saos os residuos produzidos pelo homem que polui o meio ambiente, mas daremos atencao especial ao oleo de cozinha utilizado; as sacolinhas plasticas de supermercados e os lixos que sao jogados na rua pela populacao em geral.
Objetivos
„h Promover a Educacao ambiental;
„h Conscientizar pais, alunos e a comunidade escolar sobre a importancia da coleta de oleo de cozinha usado;
„h Promover a ampliacao do conhecimento sobre o lixo que polui o rio;
„h Reavaliar as acoes cotidianas de respeito ao meio ambiente com relacao ao lixo descartado nas ruas da cidade;
„h Estimular o trabalho em grupo, envolvendo as criancas para serem multiplicadoras de informacoes sobre as atitudes corretas, em casa, na escola e na comunidade onde vivem;
„h Incentivar uma atitude de colaboracao com funcionarios, pessoas da comunidade, apresentando informacoes sensibilizando para a necessidade da coleta seletiva;
„h Compreender que e possivel transformar o material coletado do lixo em brinquedos e recursos financeiros;
Desenvolvimento
PRIMEIRO MOMENTO
MES DE JUNHO
As acoes serao organizadas em forma de pesquisa divididas por sala.
ATIVIDADE COLETIVA ¡V TODAS AS SALAS
- fazer um levantamento previo com as criancas sobre o que eles pensam ser lixo e expor;
- enviar para casa pesquisa com o questionamento: o que se joga no lixo;
- em roda de conversa discutir os resultados;
- problematizar com as criancas o que eles fazem quando chupam uma bala, sorvete, comem um doce e nao tem lixo por perto para jogar a embalagem;
- classificar os itens levantados pelos alunos sobre o lixo que jogam fora em, umido e seco ¡V os que podem ser reciclados - (utilize o recurso de figuras de revistas para essa classificacao colando em cartaz);
- retomar com as criancas a importancia da coleta do oleo de cozinha (isso ja foi estudado no ano passado);
- em roda de conversa propor as criancas a coleta de oleo de cozinha com ajuda dos familiares para participarem de uma gincana do meio ambiente;
- a coleta sera separada por salas;
- enviar bilhete informativo aos pais esclarecendo a gincana e como devem trazer o oleo a escola;
- produzir com os alunos o nome do seu grupo para a gincana do meio ambiente ¡V cada sala escolhera um, pois sera utilizado posteriormente no desfile;
- exposicao em mural, da quantia de oleo que a escola arrecadou, durante o projeto (ATUALIZAR DIARIAMENTE)
SEGUNDO MOMENTO
MES DE JULHO
COLETIVO
- armazenamento do oleo trazido pelos alunos e incentivo a coleta;
TERCEIRO MOMENTO
MES DE AGOSTO
- armazenamento do oleo trazido pelos alunos e incentivo a coleta;
- desfile de fantasia confeccionada com lixo ¡V O LIXO QUE E UM LUXO;
- confeccao de brinquedo realizado com sucata;

FINALIZACÃO DO PROJETO

- lista, pos projeto, o conceito de lixo dos alunos; (o que aprendemos com o projeto expor em mural)
-contagem do oleo por sala;
- venda do oleo e producao de um bolo com o recurso arrecadado;
- socializacao com os brinquedos confeccionados pelas salas no espaco externo;

Cada professor elaborara a estrategia de trabalho com os alunos de acordo com a faixa etaria.
Segue algumas dicas por faixa etaria para o inicio do trabalho, que podera ser reorganizada pelo docente da sala, de acordo com o tema escolhido pelos professores.

INFANTIL II - Tempo de decomposicao do lixo
- PESQUISA - quanto tempo o lixo demora a se decompor;
- fazer uma lista em forma de cartaz para expor com os lixos levantados pelas criancas;
- elaborar um panfleto com as criancas com as descobertas e realizar uma blitz ecologica com a ajuda da policia municipal em frente a escola - durante a blitz sera entregue o panfleto aos motoristas e para todas as criancas da escola;

INFANTIL I - sacolinhas plasticas e biodegradaveis
- PESQUISA - como a mamae traz para casa os alimentos que ela compra no supermercado; qual embalagem ela usa;
- problematizar com as criancas se existe outras formas para trazer a compra para casa sem ser na sacolinha;
- pesquisar por que nao pode mais usar a sacolinha plastica no supermercado. Fazer uma relacao do tempo de decomposicao na natureza da sacolinha plastica com a sacolinha biodegradavel;
- confeccao de sacola se supermercado com as criancas em TNT;
MATERNAL - oleo de cozinha usado
- PESQUISA - onde a mamae coloca o oleo de cozinha depois que ele e utilizado.

Prof. Coord. Rosemeire Marques Ribeiro Archangelo
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REFERÊNCIAS

RIO CLARO LEI MUNICIPAL 4026/2010. Institui a politica Municipal de Educacao Ambiental na Rede Municipal de Ensino de Rio Claro e da outras providencias.
FREIRE, Patricia de Sa. Educacao Ambiental na Educacao Infantil: reducao, reutilizacao e reciclagem. In: www.cenedcursos.com.br/index.php?view=article&catid=87:educacao-ambiental&id acessado em 10/08/2010.
TIRIBA, Lea. Criancas da Natureza. Elaborado por solicitacao da Coordenacao de Educacao Infantil/COEDI/SEF/MEC, este texto contou com a valiosa colaboracao de Alexabdra Penna, Christina Profice, Dilma Pimentel, Isabel Bogea Borges e Mariana Couto Rosa, membros do Grupo de Pesquisa ¡§Infancias, Tradicoes Ancestrais e Cultura Ambiental¡¨.

PIAGET, Jean. O juizo Moral na Crianca. Summus, 1994.












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Escola Municipal Professor Victorino Machado





Atividades realizadas na Semana da Água: Eu Aprendo Brincando.



Foi realizado entre os alunos do Ensino Fundamental um desenho para a criação de um mascote que representará nossa unidade escolar no Projeto: Semana da Água: Eu aprendo Brincando.
Após a confecção dos desenhos, cada sala votou no desenho preferido de sua turma e em seguida, os desenhos escolhidos foram expostos no pátio para serem votados por todos os alunos do ensino fundamental e educação infantil.







O desenho do Mascote vencedor foi o da aluna Natalia Miedzieliski do  1º Ano C e o mascote será confeccionado pelos alunos com orientação dos Professores de Educação Física.






Confecção do Mascote “VITU” orientado pelos professores de Educação Física: Rosângela e Moysés.


















Paródia realizada pela professora Suzilei com o Tema “Reciclagem do Óleo”.





Confecção da receita do sabão com reaproveitamento do óleo realizado na sala do Infantil II com a participação dos alunos, professor e mãe de aluno.








Os alunos do Infantil II visitaram a escola agrícola e ficaram encantados com diversidade existente naquele local.







Passeio turístico pela nossa cidade, visita pedagógica ao aterro sanitário e Usina Corumbataí.