O Projeto


Semana da Água 2011

Gincana da água. Eu aprendo Brincando!

O Projeto



Justificativa: De acordo com a Lei municipal 3995 de 23/11/2009 que institui o Calendário de Datas Comemorativas Ambientais e a Lei 3245/2001 que define a Semana da Água na ultima semana de setembro no calendário comemorativo do município de Rio Claro e, considerando a importância da temática ambiental nos dias atuais, a SME através do CAP (Coordenadoria Ambiental) realizará em parcerias com outras secretarias municipais a Semana da água 2011, com o tema “Gincana da água. Eu aprendo, brincando”.


Um pouco de historia: A água é um recurso natural importante para a existência dos seres vivos, sendo assim, sem ela seria impossível existir vida no planeta. Fazendo-se necessário entender, também, que é um recurso finito, por isso não deve ser desperdiçada.
Nota-se como necessário ressaltar que a vida em nosso planeta se mantém com uma quantidade fixa de água que é suficiente para todos os organismos vivos, desde que tenha sua qualidade garantida. No século XX o uso da água cresceu duas vezes mais que a população, devido à expansão urbana. Possuindo o ser humano a capacidade de raciocinar, torna-se, então, inegável sua responsabilidade pelo zelo e pela preservação. Por isso ele tem o compromisso de agir de tal forma no presente, que suas atitudes e decisões não venham a comprometer a qualidade de vida das futuras gerações, respeitando e possibilitando o direito de todos a um desenvolvimento harmônico com a natureza. Por essa razão a Semana da Água deve ter como principal objetivo o proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, elaborados pelo MEC, em que os projetos educacionais devem “contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidir e atuar na realidade sócio-ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um na sociedade, local e global. Para isso é necessário mais que informações e conceitos, trabalharem atitudes, com formação de valores, com o ensino e aprendizagem de habilidades e procedimentos” (1997,56).
 O homem primitivo facilmente terá reconhecido a sua forte dependência da água: primeiramente, para lhe matar a sede e, depois, para utilizá-la na manufatura de produtos, utensílios e construções que lhe eram essenciais. O homem há milênios, adapta medidas para utilizar a água e dominar os efeitos da sua ocorrência em excesso. A água sempre foi utilizada pelos seres humanos como recurso, seja para o próprio consumo ou fonte de alimentos. A permanência de um grupo de pessoas em um local era determinada em grande parte pela presença de água nas proximidades. È por isso que algumas cidades como, por exemplo, São Paulo, nasceram às margens dos rios que lhe forneciam água para beber e fazer a sua higiene, o peixe para a alimentação, servindo também como meio de transporte de suas produções. Em um mundo cheio de água, como este em que vivemos, podemos até perder a conta de quantas são as formas nas quais podemos encontrá-la: a água está presente no gelo, na chuva, no rio, na cachoeira… E na forma de vapor. Ela passa pela torneira, pelo chuveiro… Isso tudo sem falar nos oceanos, um universo à parte, dentro do nosso planeta. Neles, além de muita água, existem diversos moradores: peixes de vários tipos e tamanhos, algas marinhas, estrelas do mar. Conhecemos a importância da água em nossas vidas: não só para matar a sede, mas também para nos alimentar, nos limpar, nos refrescar. E, ainda, matar a sede das plantas! Para a água continuar existindo em nossas vidas, precisamos cuidar dela e não podemos desperdiçá-la.
Dentro da política de Educação Ambiental da rede municipal de ensino, a escola tem contribuído muito com seus conteúdos para a compreensão da importância da utilização sustentável dos recursos naturais

 Com metodologias diferenciadas, linguagem acessível e principalmente estudos do meio, (atividades principalmente no espaço da FEENA) buscamos religar o aluno a natureza, despertando no aluno o respeito à natureza, como fonte primeira e fundamental à reprodução da vida.

Com o tema do ano: “Afinal, que educação ambiental nós queremos?” com enfoque em situações de eventos extremos, elencado pelo consórcio PCJ, os conteúdos abordados pelas escolas, contribuirá muito para sensibilizar as pessoas, que o futuro de nosso planeta depende de ações coletivas de todos os segmentos da sociedade.
  
Objetivo geral: Proporcionar através de ações descontraídas e socializadas a aquisição de conhecimentos referente à “água” e sua importância na sobrevivência de toda espécie da natureza. Enxergando a educação ambiental como ferramenta indispensável no combate a destruição e esgotamento dos recursos naturais. Refletir sobre o consumo de água na escola e no lar, reconhecendo a sua importância  para a nossa vida..

Objetivo específico: sensibilização sobre o uso racional da água e tomada de atitudes efetivas frente à complexidade da falta deste bem precioso para toda espécie de vida, de forma lúdica e prazerosa, incentivando o trabalho coletivo, criando situações em que o aluno perceba que os bens naturais do planeta pertencem a toda comunidade.

Metodologia: Proporcionar aos participantes, atividades, dinâmicas e reflexões que ultrapassem os limites da sala da aula e da escola, transformando o conhecimento em ação de cidadania com mudanças de atitudes e responsabilidades sócio-ambiental através da realização de gincana escolar, nos meses de agosto e setembro envolvendo todas as escolas municipais do município de Rio Claro, que atendem alunos do ensino infantil, fundamental I e II e Educação de Jovens e adultos.
As provas da gincana serão realizadas em 5 (cinco) semanas com atividades enfocadas na temática em recursos hídricos e sua importância na preservação e conservação.

Cronograma das atividades:

Data: 01/08 a 05/08/11
Encaminhamento do projeto aos professores Coordenadores e dirigentes das escolas municipais.
Responsáveis: Coordenação Ambiental do CAP e comissão organizadora.

Data; 07/08 a 13/08/11.
Tarefas:
Apresentação do projeto a equipe escolar.
Construção junto com alunos de um mascote de material reciclável, que represente o tema do projeto.
Responsáveis: Professores Coordenadores

Data: 15/08 a 19/08/11
O lixo como um dos poluidores da água

 Enfocando a temática do lixo que é um assunto que tem preocupado não só o município de rio Claro como também o planeta. É nesse sentido que se inclui a atual propositura, mostrando que é possível atuar como agentes de mudança para sustentabilidade, trabalhando junto a alunos e equipe escolar buscando refletir que é possível reduzir a quantidade de lixo encaminhado aos aterros, através de reutilização e reciclagem das coisas.

Sugestões apresentadas:

*Organizar em sua escola uma composteira ou experimentos que demonstrem o processo de decomposição dos produtos.
*Elaboração de uma poesia ou notícia que explore a temática em questão e ao mesmo tempo apresente caminhos para se evitar tal problema.
*Recolher materiais recicláveis que possam ser transformados em brinquedos ou objetos de arte (roupas).
*Construir uma caixa coletora de pilhas e baterias e divulgar os Eco pontos e locais na cidade que fazem a coleta. 
*Solicitar palestras ou visitas técnicas ao aterro sanitário de Rio Claro. (SEPLADEMA) contato com a Regina
Responsáveis: Equipe gestora e equipe docente.


O que Afeta a Água Afeta nossa Saúde

A água é uma fonte de vida e a saúde humana depende dela. Você sabia que 70% dos leitos hospitalares são ocupados por pacientes com doenças causadas por veiculação hídrica? Você sabia que o dinheiro que não é aplicado em saneamento básico, acaba sendo gasto com tratamento de doenças e que a água na história da humanidade é a maior responsável pela mortalidade dos seres humanos?

Sugestões de atividade:

*Socializar ações bem sucedidas referente a doenças veiculadas a água.
*Enfocar as doenças relaciona das à falta de saneamento básico e ações de prevenção.
*Organizar ações de mobilização do combate ao criadouro do mosquito da dengue, ou doenças causadas por veiculação hídrica.
Responsáveis: Equipe gestora e equipe docente.

Data: 22/08 a 26/0811

De onde vem à água que consumimos?

Leis municipais que protegem os rios que cruzam Rio Claro

*A Bacia Hidrográfica do Rio Corumbataí possui uma área de 170 mil hectares, é responsável pelo abastecimento direto de uma população de mais de 500 mil e, indiretamente, mais de 5 milhões de pessoas.
Seu principal rio é o Corumbataí, que nasce em Analândia, na Serra de Santana e percorre 130 km de extensão, tendo sua foz no bairro Santa Terezinha, no município de Piracicaba.
-A importância de conservar as nascentes de água é incontestável. Nesse sentido todas as nascentes do Município em situação desfavorável devem ser recuperadas, pois constituem a principal fonte de água de boa qualidade para as comunidades rurais .Dos vários fatores que contribuem para degradação das nascentes destacam-se desmatamento ,erosão do solo ,praticas agressivas ao uso do solo,atividades agropecuárias ,etc.

Sugestões apresentadas:

*Sensibilizar a e informar as populações rurais sobre as legislações vigentes que  protegem as nascentes.
*Participar de plantios de mudas na busca de recuperação de áreas degradadas.
* Apresentar ações desenvolvidas na escola e comunidade referente à preservação das nascentes. 
* Elaborar experimentos demonstrando as conseqüências referentes à falta de matas ciliares e floresta para conservação dos rios.
*Sensibilizar sobre as leis de preservação dos rios de Rio Claro e sua importância.
*Participar de plantio de mudas as áreas de reflorestamentos.
* Observação da situação dos rios ou nascentes que passam próximos à escola (na ausência destes, observar a questão ambiental como um todo).
Contato e parcerias: IPSA Corumbataí, DAAE Waldemar Bobbo (Presidente do COMDEMA e do IPSAC): 9778-6628-agendamento de visitas e plantios.
Responsáveis: Equipe gestora e equipe docente.

Data: 29/08 a 10/09/11
Água e seus diversos usos.

O acesso à água em quantidade e qualidade adequadas fica cada vez mais difíceis motivos não faltam como: poluição dos rios, aumento da população, ocupação em áreas de nascentes, perda na distribuição e o desperdício publico na sua utilização. A conscientização é o meio mais eficaz no combate a este mal que compromete a continuidade da vida no planeta.

Sugestões de atividades:

*Através do consumo mensal da Elektro ,refletir junto a alunos e equipe escolar  sobre seu consumo,organizando ações de uso consciente na preservação de recursos hídricos.
 *Partindo da conta de luz das escolas, sensibilizar a todos sobre medidas de conservação e combate do desperdício, sabendo-se que a geração de energia no Brasil é através água.

Através da conta de água da escola ou do aluno calcular a quantidade que cada pessoa consome por dia, refletir com alunos este consumo, organizar ações de conscientização na escola e comunidade. Fazendo comparações dos meses seguintes sobre redução ou acréscimo.
*Desenvolver atividades com alunos: desenhos, poesias, charges, mini-historia em  quadrinho, jogos e experimentos com o tema “água’ e apresentar junto a comunidade.
*Entrevistar pessoas mais velhas (pais, avós, por exemplo) sobre como era utilizada a situação da qualidade e distribuição de água no seu tempo de infância e juventude, como eram os rios; se havia poluição das águas; peixes etc. Solicitar fotos antigas e através das fotos e relatos apresentar em forma de painel a linha do tempo, mostrando os fatos de tais mudanças.
*Elaboração de uma propaganda (slogan e uma ilustração) do uso racional da água.
Responsáveis: Equipe gestora e equipe docente.


Data: 12/09 a 16/09/11
Repórter por um dia.

Tarefa: Com o auxílio de uma máquina fotográfica ou filmadora, peça aos alunos que documentem atitudes que preservam ou prejudicam o meio ambiente de seu bairro. Faça um levantamento dentro da escola e ações que poderão ser desenvolvidas coletivamente para solução dos problemas apresentados.
Sugestão de apoio: Um texto jornalístico pode ser trabalhado com os alunos para que utilizem os conceitos. Uma pesquisa em jornais, revistas e televisão darão subsídios para os alunos construírem seu próprio texto jornalístico.
Responsáveis: Equipe gestora e equipe docente.

Data: 19/09 a 23/09/11
 Arrecadação de materiais retornáveis, óleo de cozinha usado e equipamentos eletrônicos.

A coleta seletiva nas escolas é uma ação educativa e que contribui na consciência ambiental dos alunos e da comunidade. Dentre outras, contribui na vida útil dos aterros, na geração de renda, limpeza dos rios e lagos e principalmente aborda questões sobre a forma excessiva de consumo, matéria prima utilizada na sua composição e quantidade de água na fabricação. Sabe-se que o óleo de cozinha é responsável pela poluição das águas dos rios mortandade de peixes e outros. A estratégia consiste em tratar o óleo de cozinha como material reciclável, através da coleta e acondicionamento em garrafas plásticas tipo “pet” devidamente tampadas e recolhidas.
Responsáveis: Equipe gestora e equipe docente.

Dia da arvore 21/09/2011
A importância da data na sensibilização ambiental.

Tarefa: *Intensificar a coleta de óleo de cozinha, equipamentos eletrônicos e matérias reciclados, sendo ponto de coleta a escola.
 Observação: a empresa Planeta Azul desenvolve em parceria com SME e Foz do Brasil e o projeto “Olho vivo” água e óleo não se misturam, sendo responsáveis pela coleta de resíduos sólidos nas escolas neste período. (óleo vegetal usado e equipamentos eletrônicos)
  

Cronograma de Atividades – Semana da água 2011

Clique na figura para ampliar


Horários das sessões de cinema: 

Manhã: 1ª sessão 8h00 as 9h10 
2ª sessão 9h20 as 10h30 
Tarde: 1ª sessão 13h30 as 14h45
 2ª sessão 15h00 as 16h15

Organização: Prefeitura Municipal de Rio Claro
Secretaria Municipal da Educação
                             Apoio: Secretarias Municipais
Câmara Municipal de Rio Claro
 Foz do Brasil
SEPLADEMA
DAAE
Secretaria de Abastecimento e Agricultura Estadual
Arquivo Público e Histórico Municipal
Consórcios PCJ
Bio-Vida
Planeta Azul
IPSA
Miraterra



Resultado esperado: ao final do projeto os envolvidos possam refletir suas ações sobre o consumo de água no cotidiano, reconhecendo a importância para abastecimento de toda espécie humana, elaborando um vídeo de no máximo 1 minuto já com os créditos, que consiga transmitir uma mensagem sobre a temática abordada.

Provas a serem entregues:

*Elaboração do vídeo” minuto da água”
*Roupas com fabricação de material reciclado
*Parodia abordando a temática água
*Recitação de poemas ou poesias
*Mascote

Você sabia:

*Que o decreto nº 4131 de 06 de janeiro de 2000  fala sobre medidas de emergenciais de redução do consumo de energia no âmbito da repartição publica Federal
*Que cada tonelada de papel enviado para o processo de reciclagem deixa de ocupar uma área de 3,2 m nos aterros sanitários.
*Que algumas cidades, 40 % do lixo urbano é composto de papeis e papelão?
*Que quanto mais à cidade se desenvolve economicamente, mais resíduos por habitante são por ela produzidos?
*Que a maioria das escolas do ensino fundamental do município de Rio Claro participa do programa “Procel nas escolas” convenio técnico firmado entre o Ministério de Minas e Energia (MME) e o Ministério da Educação (MEC) e consiste em um trabalho de mudanças de atitudes e de comportamento da população brasileira através de uma metodologia adequada, denominada “A natureza da Paisagem”, Energia:recurso da Vida”, atingindo  professores e alunos ,denominados projeto “Elektro nas Escolas “,que visa combater o desperdício da energia nas repartições publicas.
*Que dentro do consorcio PCJ, Rio Claro participa anualmente da semana da água, com objetivo de discutir ações coletivas para combate e desperdício estimulando o uso consciente deste recurso natural.
*Que a lei nº 3499 de 16/12/2004 institui a Política Municipal de Recursos Hídricos, estabelecendo normas e diretrizes para a recuperação preservação e conservação dos recursos Hídricos, e cria o Sistema Municipal do Gerenciamento dos Recursos Hídricos “SIMGREHID”, lei que visa um código de proteção das águas de Rio Claro.

*Que dentro do custo dos produtos, deve estar embutido o custo ambiental. Os produtos
em geral levam em conta apenas  o custo da produção, material, mão-de-obra para execução, transporte etc. A este custo deve ser acrescentado o custo ambiental - quanto o produto prejudicou o ecossistema para ser feito, a redução das reservas naturais e quanto gerou de poluição e problemas de saúde para a população.

Que tal montar a Agenda 21 da escola?

Como gostaríamos que fosse nossa escola?Analisando a situação: Qual a história da escola? Conhecendo a escola: Como está o relacionamento entre alunos, e entre alunos e professores e com os pais? A comida é saudável? Para onde vão os resíduos? Dá para economizar água e energia elétrica? Como estão os vizinhos da escola? Como esta o entorno da escola quanto a arborização?Propondo ações: O que devemos fazer para chegar à escola que queremos.

 Organização:

Secretaria Municipal da Educação através do CAP (Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico e Comissão composta pelos Professores Coordenadores e vice - diretores da rede municipal de Ensino

Luciana Cristina Borges Dias de Arruda
Catarina Conceição Marques Cervezan
Lilian Rose Lopes Pereira
Miriam Cristina Costa
Cristiane Angélica Brande
Rosemara Cardozo Ceregato
Lindalva Araujo de Oliveira Faustino
Ana Elisa Mentoni Alem Pasqualini
Catia Fernandes Biafore
Maria Alice Dourado Machado
Marineide AP Martins Carrara

Parcerias: Secretarias Municipais, Câmara Municipal de Rio Claro, Foz do Brasil, DAAE, COMDEMA, IPSAC, Consórcios PCJ, Bio-Vida, Planeta Azul, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arquivo Publico Municipal, FEENA e Presidente Comissão Meio ambiente Desenvolvimento Urbano e Rural (Câmara Municipal) e Organização Sócio Ambiental Mira Terra.

 Material de apoio: CD de Educação Ambiental para Gestão de Recursos Hídricos, panfletos do Eco Ponto.

Fontes bibliográficas:

Legislações Ambientais municipais de Rio Claro.
Livro Aprendendo com a Natureza Ministério do Trabalho e Emprego SP 2005
Livro de Orientação ao Educador 2ª edição Consórcio PCJ
Parâmetros Curriculares Nacionais
Orientação para Educação Ambiental nas Bacias Hidrográficas do Estado de São Paulo
Água quem vive sem? Paulo Augusto Romera e Silva, Fabiana Zanquetta de Azevedo, Eduardo Jose Siveira Alvarez e Walquiria Maria Sturen Vecchi Leis

Tudo sobre geografia: 

Água na historia-cienciaterra blogspot.com
A importância da água na historiado homem (Google)

     
Rio Claro 01 de Setembro de 2011
Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico (CAP)

                                                                                                                          Coordenação Ambiental