Semana da Água 2011
Gincana da água. Eu aprendo Brincando!
O Projeto
Justificativa: De acordo com a Lei municipal 3995 de
23/11/2009 que institui o Calendário de Datas Comemorativas Ambientais e a Lei
3245/2001 que define a Semana da Água na ultima semana de setembro no
calendário comemorativo do município de Rio Claro e, considerando a importância
da temática ambiental nos dias atuais, a SME através do CAP (Coordenadoria
Ambiental) realizará em parcerias com outras secretarias municipais a Semana da
água 2011, com o tema “Gincana da água. Eu aprendo, brincando”.
Um pouco de historia: A água é um recurso natural importante para a existência dos seres vivos, sendo assim, sem ela seria impossível existir vida no planeta. Fazendo-se necessário entender, também, que é um recurso finito, por isso não deve ser desperdiçada.
Nota-se como
necessário ressaltar que a vida em nosso planeta se mantém com uma quantidade
fixa de água que é suficiente para todos os organismos vivos, desde que tenha
sua qualidade garantida. No século XX o uso da água cresceu duas vezes mais que
a população, devido à expansão urbana. Possuindo o ser humano a capacidade de
raciocinar, torna-se, então, inegável sua responsabilidade pelo zelo e pela
preservação. Por isso ele tem o compromisso de agir de tal forma no presente,
que suas atitudes e decisões não venham a comprometer a qualidade de vida das
futuras gerações, respeitando e possibilitando o direito de todos a um
desenvolvimento harmônico com a natureza. Por essa razão a Semana da Água deve
ter como principal objetivo o proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais,
elaborados pelo MEC, em que os projetos educacionais devem “contribuir para a
formação de cidadãos conscientes, aptos para decidir e atuar na realidade
sócio-ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um
na sociedade, local e global. Para isso é necessário mais que informações e
conceitos, trabalharem atitudes, com formação de valores, com o ensino e
aprendizagem de habilidades e procedimentos” (1997,56).
O homem primitivo
facilmente terá reconhecido a sua forte dependência da água: primeiramente,
para lhe matar a sede e, depois, para utilizá-la na manufatura de produtos,
utensílios e construções que lhe eram essenciais. O homem há milênios, adapta
medidas para utilizar a água e dominar os efeitos da sua ocorrência em excesso.
A água sempre foi utilizada pelos seres humanos como recurso, seja para o
próprio consumo ou fonte de alimentos. A permanência de um grupo de pessoas em
um local era determinada em grande parte pela presença de água nas
proximidades. È por isso que algumas cidades como, por exemplo, São Paulo,
nasceram às margens dos rios que lhe forneciam água para beber e fazer a sua
higiene, o peixe para a alimentação, servindo também como meio de transporte de
suas produções. Em um mundo cheio de água, como este em que vivemos,
podemos até perder a conta de quantas são as formas nas quais podemos
encontrá-la: a água está presente no gelo, na chuva, no rio, na cachoeira… E na
forma de vapor. Ela passa pela torneira, pelo chuveiro… Isso tudo sem falar nos
oceanos, um universo à parte, dentro do nosso planeta. Neles, além de muita
água, existem diversos moradores: peixes de vários tipos e tamanhos, algas
marinhas, estrelas do mar. Conhecemos a importância da água em nossas vidas:
não só para matar a sede, mas também para nos alimentar, nos limpar, nos
refrescar. E, ainda, matar a sede das plantas! Para a água continuar existindo
em nossas vidas, precisamos cuidar dela e não podemos desperdiçá-la.
Dentro da política de Educação
Ambiental da rede municipal de ensino, a escola tem contribuído muito com seus
conteúdos para a compreensão da importância da utilização sustentável dos
recursos naturais
Com metodologias diferenciadas, linguagem acessível
e principalmente estudos do meio, (atividades principalmente no espaço da
FEENA) buscamos religar o aluno a natureza, despertando no aluno o respeito à
natureza, como fonte primeira e fundamental à reprodução da vida.
Com o tema do ano: “Afinal, que
educação ambiental nós queremos?” com enfoque em situações de eventos extremos,
elencado pelo consórcio PCJ, os conteúdos abordados pelas escolas, contribuirá
muito para sensibilizar as pessoas, que o futuro de nosso planeta depende de
ações coletivas de todos os segmentos da sociedade.
Objetivo geral: Proporcionar
através de ações descontraídas e socializadas a aquisição de conhecimentos
referente à “água” e sua importância na sobrevivência de toda espécie da
natureza. Enxergando a educação ambiental como ferramenta indispensável no
combate a destruição e esgotamento dos recursos naturais. Refletir sobre o
consumo de água na escola e no lar, reconhecendo a sua importância para a nossa vida..
Objetivo específico: sensibilização sobre o uso racional da água
e tomada de atitudes efetivas frente à complexidade da falta deste bem precioso
para toda espécie de vida, de forma lúdica e prazerosa, incentivando o trabalho
coletivo, criando situações em que o aluno perceba que os bens naturais do
planeta pertencem a toda comunidade.
Metodologia: Proporcionar aos
participantes, atividades, dinâmicas e reflexões que ultrapassem os limites da
sala da aula e da escola, transformando o conhecimento em ação de cidadania com
mudanças de atitudes e responsabilidades sócio-ambiental através da realização de gincana escolar, nos meses de agosto e
setembro envolvendo todas as escolas municipais do município de Rio Claro, que
atendem alunos do ensino infantil, fundamental I e II e Educação de Jovens e
adultos.
As provas da gincana
serão realizadas em 5 (cinco) semanas com atividades enfocadas na temática em
recursos hídricos e sua importância na preservação e conservação.
Cronograma das atividades:
Data: 01/08 a 05/08/11
Encaminhamento do projeto aos professores Coordenadores e dirigentes
das escolas municipais.
Responsáveis: Coordenação
Ambiental do CAP e comissão organizadora.
Data; 07/08 a 13/08/11.
Tarefas:
Apresentação do projeto a equipe escolar.
Construção junto com alunos de um mascote de material reciclável, que
represente o tema do projeto.
Responsáveis: Professores
Coordenadores
Data:
15/08 a 19/08/11
O lixo como um dos poluidores da água
Enfocando a temática do lixo que é um assunto
que tem preocupado não só o município de rio Claro como também o planeta. É nesse
sentido que se inclui a atual propositura, mostrando que é possível atuar como
agentes de mudança para sustentabilidade, trabalhando junto a alunos e equipe
escolar buscando refletir que é possível reduzir a quantidade de lixo
encaminhado aos aterros, através de reutilização e reciclagem das coisas.
Sugestões apresentadas:
*Organizar em sua escola uma
composteira ou experimentos que demonstrem o processo de decomposição dos
produtos.
*Elaboração de uma
poesia ou notícia que explore a temática em questão e ao mesmo tempo apresente
caminhos para se evitar tal problema.
*Recolher
materiais recicláveis que possam ser transformados em brinquedos ou objetos de
arte (roupas).
*Construir uma
caixa coletora de pilhas e baterias e divulgar os Eco pontos e locais na cidade
que fazem a coleta.
*Solicitar
palestras ou visitas técnicas ao aterro sanitário de Rio Claro. (SEPLADEMA)
contato com a Regina
Responsáveis: Equipe gestora e equipe docente.
O que Afeta a Água Afeta nossa Saúde
A água é uma fonte de vida e a saúde humana depende dela.
Você sabia que 70% dos leitos hospitalares são ocupados por pacientes com
doenças causadas por veiculação hídrica? Você sabia que o dinheiro que não é
aplicado em saneamento básico, acaba sendo gasto com tratamento de doenças e
que a água na história da humanidade é a maior responsável pela mortalidade dos
seres humanos?
Sugestões de
atividade:
*Socializar ações bem sucedidas referente a doenças
veiculadas a água.
*Enfocar as doenças
relaciona das à falta de saneamento básico e ações de prevenção.
*Organizar ações de mobilização do combate ao criadouro do
mosquito da dengue, ou doenças causadas por veiculação hídrica.
Responsáveis: Equipe gestora e equipe docente.
Data: 22/08 a 26/0811
De onde vem à água que consumimos?
Leis municipais que protegem os rios que
cruzam Rio Claro
*A Bacia Hidrográfica do Rio Corumbataí possui uma área de
170 mil hectares, é responsável pelo abastecimento direto de uma população de
mais de 500 mil e, indiretamente, mais de 5 milhões de pessoas.
Seu principal rio é
o Corumbataí, que nasce em Analândia, na Serra de Santana e percorre 130 km de extensão, tendo
sua foz no bairro Santa Terezinha, no município de Piracicaba.
-A importância de conservar as nascentes de água é
incontestável. Nesse sentido todas as nascentes do Município em situação
desfavorável devem ser recuperadas, pois constituem a principal fonte de água
de boa qualidade para as comunidades rurais .Dos vários fatores que contribuem
para degradação das nascentes destacam-se desmatamento ,erosão do solo ,praticas
agressivas ao uso do solo,atividades agropecuárias ,etc.
Sugestões
apresentadas:
*Sensibilizar a e informar as populações rurais sobre
as legislações vigentes que protegem as
nascentes.
*Participar
de plantios de mudas na busca de recuperação de áreas degradadas.
* Apresentar
ações desenvolvidas na escola e comunidade referente à preservação das
nascentes.
* Elaborar experimentos demonstrando as conseqüências
referentes à falta de matas ciliares e floresta para conservação dos rios.
*Sensibilizar sobre as leis de preservação dos rios de Rio
Claro e sua importância.
*Participar de plantio de mudas as áreas de
reflorestamentos.
* Observação da
situação dos rios ou nascentes que passam próximos à escola (na ausência
destes, observar a questão ambiental como um todo).
Contato e parcerias: IPSA Corumbataí, DAAE Waldemar Bobbo
(Presidente do COMDEMA e do IPSAC): 9778-6628-agendamento de visitas e
plantios.
Responsáveis: Equipe gestora e equipe docente.
Data: 29/08 a 10/09/11
Água e seus
diversos usos.
O acesso à água em quantidade e qualidade adequadas
fica cada vez mais difíceis motivos não faltam como: poluição dos rios, aumento
da população, ocupação em áreas de nascentes, perda na distribuição e o
desperdício publico na sua utilização. A conscientização é o meio mais eficaz
no combate a este mal que compromete a continuidade da vida no planeta.
Sugestões de
atividades:
*Através do consumo mensal da Elektro ,refletir junto
a alunos e equipe escolar sobre seu
consumo,organizando ações de uso consciente na preservação de recursos
hídricos.
Através da conta de água da escola ou do aluno
calcular a quantidade que cada pessoa consome por dia, refletir com alunos este
consumo, organizar ações de conscientização na escola e comunidade. Fazendo
comparações dos meses seguintes sobre redução ou acréscimo.
*Desenvolver atividades com alunos: desenhos,
poesias, charges, mini-historia em quadrinho,
jogos e experimentos com o tema “água’ e apresentar junto a comunidade.
*Entrevistar pessoas mais velhas (pais, avós, por
exemplo) sobre como era utilizada a situação da qualidade e distribuição de água
no seu tempo de infância e juventude, como eram os rios; se havia poluição das águas;
peixes etc. Solicitar fotos antigas e através das fotos e relatos apresentar em
forma de painel a linha do tempo, mostrando os fatos de tais mudanças.
*Elaboração de uma
propaganda (slogan e uma ilustração) do uso racional da água.
Responsáveis: Equipe gestora e equipe docente.
Data: 12/09 a
16/09/11
Repórter por um dia.
Tarefa: Com o auxílio de uma máquina fotográfica ou
filmadora, peça aos alunos que documentem atitudes que preservam ou prejudicam
o meio ambiente de seu bairro. Faça um levantamento dentro da escola e ações
que poderão ser desenvolvidas coletivamente para solução dos problemas apresentados.
Sugestão de
apoio: Um texto jornalístico pode ser trabalhado com os alunos para que
utilizem os conceitos. Uma pesquisa em jornais, revistas e televisão darão
subsídios para os alunos construírem seu próprio texto jornalístico.
Responsáveis: Equipe gestora e equipe docente.
Data: 19/09 a 23/09/11
A coleta seletiva nas escolas é uma ação educativa e
que contribui na consciência ambiental dos alunos e da comunidade. Dentre
outras, contribui na vida útil dos aterros, na geração de renda, limpeza dos
rios e lagos e principalmente aborda questões sobre a forma excessiva de consumo,
matéria prima utilizada na sua composição e quantidade de água na fabricação. Sabe-se
que o óleo de cozinha é responsável pela poluição das águas dos rios mortandade
de peixes e outros. A estratégia consiste em
tratar o óleo de cozinha como material reciclável, através da coleta e acondicionamento
em garrafas plásticas tipo “pet” devidamente tampadas e recolhidas.
Responsáveis: Equipe gestora e
equipe docente.
Dia da arvore 21/09/2011
A importância da data na
sensibilização ambiental.
Tarefa: *Intensificar
a coleta de óleo de cozinha, equipamentos eletrônicos e matérias reciclados, sendo
ponto de coleta a escola.
Observação: a empresa Planeta Azul
desenvolve em parceria com SME e Foz do Brasil e o projeto “Olho vivo” água e
óleo não se misturam, sendo responsáveis pela coleta de resíduos sólidos nas
escolas neste período. (óleo vegetal usado e equipamentos eletrônicos)
Cronograma de Atividades – Semana da água
2011
Horários das sessões
de cinema:
Manhã: 1ª sessão 8h00 as 9h10
2ª sessão 9h20 as 10h30
Tarde:
1ª sessão 13h30 as 14h45
2ª sessão 15h00 as 16h15
Organização: Prefeitura
Municipal de Rio Claro
Secretaria Municipal da
Educação
Apoio: Secretarias Municipais
Câmara Municipal de Rio Claro
Foz do Brasil
SEPLADEMA
DAAE
Secretaria de
Abastecimento e Agricultura Estadual
Arquivo Público e
Histórico Municipal
Consórcios PCJ
Bio-Vida
Planeta Azul
IPSA
Miraterra
Resultado esperado: ao final do projeto
os envolvidos possam refletir suas ações sobre o consumo de água no cotidiano, reconhecendo
a importância para abastecimento de toda espécie humana, elaborando um vídeo de
no máximo 1 minuto já com os créditos, que consiga transmitir uma mensagem
sobre a temática abordada.
Provas a serem entregues:
*Elaboração do vídeo” minuto da água”
*Roupas com fabricação de material reciclado
*Parodia abordando a temática água
*Recitação de poemas ou poesias
*Mascote
Você sabia:
*Que o decreto
nº 4131 de 06 de janeiro de 2000 fala
sobre medidas de emergenciais de redução do consumo de energia no âmbito da
repartição publica Federal
*Que cada
tonelada de papel enviado para o processo de reciclagem deixa de ocupar uma
área de 3,2 m nos aterros sanitários.
*Que algumas
cidades, 40 % do lixo urbano é composto de papeis e papelão?
*Que quanto mais
à cidade se desenvolve economicamente, mais resíduos por habitante são por ela
produzidos?
*Que a maioria
das escolas do ensino fundamental do município de Rio Claro participa do
programa “Procel nas escolas” convenio técnico firmado entre o Ministério de
Minas e Energia (MME) e o Ministério da Educação (MEC) e consiste em um
trabalho de mudanças de atitudes e de comportamento da população brasileira
através de uma metodologia adequada, denominada “A natureza da Paisagem”,
Energia:recurso da Vida”, atingindo
professores e alunos ,denominados projeto “Elektro nas Escolas “,que
visa combater o desperdício da energia nas repartições publicas.
*Que dentro do
consorcio PCJ, Rio Claro participa anualmente da semana da água, com objetivo
de discutir ações coletivas para combate e desperdício estimulando o uso
consciente deste recurso natural.
*Que a lei nº 3499 de 16/12/2004 institui a
Política Municipal de Recursos Hídricos, estabelecendo normas e diretrizes para
a recuperação preservação e conservação dos recursos Hídricos, e cria o Sistema
Municipal do Gerenciamento dos Recursos Hídricos “SIMGREHID”, lei que visa um
código de proteção das águas de Rio Claro.
*Que dentro do custo dos produtos, deve estar
embutido o custo ambiental. Os produtos
em geral levam em conta apenas o custo da produção, material, mão-de-obra
para execução, transporte etc. A este custo deve ser acrescentado o custo ambiental
- quanto o produto prejudicou o ecossistema para ser feito, a redução das
reservas naturais e quanto gerou de poluição e problemas de saúde para a
população.
Que tal montar a Agenda 21 da escola?
Como gostaríamos que fosse nossa escola?Analisando a
situação: Qual a história da escola? Conhecendo a escola: Como está o
relacionamento entre alunos, e entre alunos e professores e com os pais? A
comida é saudável? Para onde vão os resíduos? Dá para economizar água e energia
elétrica? Como estão os vizinhos da escola? Como esta o entorno da escola
quanto a arborização?Propondo ações: O que devemos fazer para chegar à escola
que queremos.
Organização:
Secretaria Municipal da Educação através do CAP
(Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico e Comissão
composta pelos Professores Coordenadores e vice - diretores da rede municipal
de Ensino
Luciana Cristina Borges Dias de Arruda
Catarina Conceição Marques Cervezan
Lilian Rose Lopes Pereira
Miriam Cristina Costa
Cristiane Angélica Brande
Rosemara Cardozo Ceregato
Lindalva Araujo de Oliveira Faustino
Ana Elisa Mentoni Alem Pasqualini
Catia Fernandes Biafore
Maria Alice Dourado Machado
Marineide AP Martins Carrara
Parcerias: Secretarias
Municipais, Câmara Municipal de Rio Claro, Foz do Brasil, DAAE, COMDEMA, IPSAC,
Consórcios PCJ, Bio-Vida, Planeta Azul, Secretaria de Agricultura e
Abastecimento do Estado de São Paulo, Arquivo Publico Municipal, FEENA e
Presidente Comissão Meio ambiente Desenvolvimento Urbano e Rural (Câmara
Municipal) e Organização Sócio Ambiental Mira Terra.
Material de apoio: CD de Educação
Ambiental para Gestão de Recursos Hídricos, panfletos do Eco Ponto.
Fontes
bibliográficas:
Legislações Ambientais municipais de Rio Claro.
Livro Aprendendo com a Natureza Ministério do
Trabalho e Emprego SP 2005
Livro de Orientação ao Educador 2ª edição Consórcio
PCJ
Parâmetros Curriculares Nacionais
Orientação para Educação Ambiental nas Bacias
Hidrográficas do Estado de São Paulo
Água quem vive
sem? Paulo Augusto Romera e Silva, Fabiana Zanquetta de Azevedo, Eduardo
Jose Siveira Alvarez e Walquiria Maria Sturen Vecchi Leis
Tudo sobre geografia:
Água na historia-cienciaterra
blogspot.com
A importância da água na historiado homem (Google)
Rio Claro 01 de Setembro de
2011
Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico
(CAP)
Coordenação Ambiental